Sábado, 27 Junho 2020 15:57

COMITÊ GESTOR DE CRISE COVID-19 REALIZA NOVA REUNIÃO

O Comitê Gestor de Crise COVID-19 de Luisburgo realizou sua quarta reunião na tarde desta sexta-feira,26. Estavam presentes membros permanentes do comitê e alguns convidados oportunamente. Além do comandante do pelotão local, Sargento Honorato, a Polícia Militar foi representada pelo Tenente Thiago Silva e pelo sargento Emerick.

O principal assunto em pauta foi a deliberação sobre a adoção de novas medidas para conter o avanço da pandemia no município. Em suas explanações durante a reunião, a secretária de Saúde Kênia Pereira Hott e o coordenador da Vigilância Sanitário Webner Knupp apresentaram os dados técnicos da secretaria. Até aquele momento, Luisburgo contabilizava cinco casos testados positivo para Coronavírus e outros 39 casos suspeitos. “E assim como na região a tendência é de aumento desses números. Pensando em frear o vírus a Prefeitura de Luisburgo, através da secretaria de Saúde, propôs algumas medidas e os membros discutiram amplamente algumas delas” – destacou o Prefeito José Carlos Pereira.

Por meio de votação o comitê decidiu pela efetivação novamente dos decretos 18 e 19 e a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de junho, aplicar uma fiscalização rígida no período de 6h às 22hs, para fazer cumprir as determinações pertinentes para o momento grave em que todos encontramos.

No decorrer da última semana o governador Romeu Zema e demais autoridades de saúde do estado vieram a público alertar sobre a enorme aceleração do número de óbitos e novos infectados em Minas Gerais. Apesar de liberar cada município para definir suas próprias medidas de enfrentamento ao COVID-19, colocou mais dispositivos do estado à serviço da comunidade. O principal exemplo disse é o anúncio de que a Polícia Militar estaria intervindo com mais veemência nas situações de descumprimento das regras estabelecidas pelos comitês. A presença dos militares na reunião desta sexta-feira foi exatamente para esclarecer como vai ser essa atuação. As cidades que tem Guarda Municipal, como as da região metropolitana de Belo Horizonte, contarão com esse reforço para auxiliar nas abordagens. Assim como em algumas cidades vizinhas, a prefeitura de Luisburgo contratou uma empresa de segurança que vai auxiliar nas ações. A reincidência e ou a desobediência no descumprimento das medidas de segurança estabelecidas pelos decretos 18 e 19 vão acarretar na cassação ou suspensão de alvará.

Os prazos de validade de cada decreto são diretamente influenciados pela situação de momento, bem como as projeções dos principais órgãos de saúde. A cada reunião do Comitê Gestor de Crise COVID-19 de Luisburgo a pauta é um indicativo da realidade vivida pela população. Todos os membros têm voz e voto nessas reuniões e assim deliberam pelos mais variados assuntos relacionados ao tema. Após a reunião e com todas as definições a ata foi lavrada pelo coordenador de Saúde Márcio Rocha Damasceno e assinada por todos os presentes.