Sexta, 19 Junho 2020 14:19

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Luisburgo e a Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer a população que a publicação de um vídeo feita pelo vereador Wesley da Silva Caetano, conhecido como Leco, na data de 17 de junho de 2020, referente a notificação do primeiro caso confirmado de Covid-19 no município, onde o mesmo acusa a administração pública de mentir ao divulgar boletim informativo, é de grande irresponsabilidade e incoerência.

Como órgão público que tem por princípios rígidos a transparência e a publicidade dos seus atos, informamos que a divulgação do boletim no dia 05 de junho de 2020 seguiu os princípios adotados desde as primeiras publicações oficiais de notificações de casos da doença no município, ou seja, preservando a identidade e a privacidade dos pacientes. Esse procedimento foi respeitado na divulgação do primeiro caso confirmado e todos os protocolos de segurança e de repasse de informações às entidades reguladoras da saúde pública foram seguidos. Tanto que esse registro em questão também passou a constar no boletim oficial da Diretoria Regional de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Essas informações foram repassadas depois de observar que o paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 28/05 e confirmação veio em 05/06. Felizmente o caso foi classificado como curado no dia 15/06.

A Secretaria Municipal de Saúde de Luisburgo tem seguido de forma responsável e contínua todas as medidas adotadas pelas autoridades de saúde do estado de Minas Gerais e baseando seus decretos no que tem sido decretado pelo governo do estado.

Todas as formas legais e necessárias de enfrentamento ao Coronavírus têm sido seguidas à risca pela administração municipal, incluindo campanhas educativas, distribuição de itens de higiene e segurança para seus profissionais e promovendo outras ações de combate e prevenção.

Lamentamos profundamente que o vereador referido tenha aproveitado de um momento tão complexo e inoportuno, e que tem exigido tanta dedicação dos profissionais da saúde, para promover mais uma perseguição política ao executivo municipal, deixando claro que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas na esfera jurídica.

Por fim pedimos à toda a população que se mantenha vigilante e cuidadosa diante do cenário que se estabelece. Foi uma semana de crescimento assustador de casos notificados na doença na região e Luisburgo não ficou de fora contabilizando o segundo paciente testado positivo para a Covid-19. Infelizmente a vizinha cidade de Manhuaçu, onde está o hospital César Leite, maior referência de combate ao Coronavírus na região, chegou a 100 casos nesta quinta-feira, 18.

Para evitar que essa curva continue crescente é importante seguir as recomendações de higiene, respeitar os limites de distância e nunca deixar de usar máscara. Juntos vamos enfrentar essa pandemia e em breve retomar a vida normal.

Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Luisburgo: “Um Novo Tempo, Uma Nova História”