Sábado, 29 Fevereiro 2020 21:49

Luisburgo é contemplado com recursos para reconstrução após enchentes

O trabalho incansável e a eficiência da equipe técnica da prefeitura de Luisburgo foram reconhecidos pelo governo federal, que no final da manhã deste sábado, anunciou em Belo Horizonte, a primeira remessa de recursos para recuperação dos municípios atingidos pelas enchentes no mês de janeiro desse ano. O prefeito José Carlos Pereira participou do encontro que aconteceu na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do vice-governador do estado, Paulo Brant, além do deputado Federal Paulo Abi-Ackel e de outros representantes da Câmara do Deputados.

As verbas foram destinadas às primeiras cidades que tiveram seus planos de trabalho analisados e aprovados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os recursos poderão ser utilizados em ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. Em Minas Gerais, 194 municípios tiveram o estado de calamidade pública ou de situação de emergência reconhecido pelo ministério, mas somente 31 foram contemplados nesse primeiro momento. Luisburgo está entre eles e vai receber na próxima semana o valor de R$ 1.203.687,20 (Um milhão, duzentos e três mil, seiscentos e oitenta e sete reais e vinte centavos). “Essas são apenas as primeiras liberações de recursos que o MDR fará para os municípios atingidos pelas chuvas em Minas Gerais e são parte do pacote de quase R$ 1 bilhão anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro. São recursos muito importantes para essas cidades, que poderão atender os moradores afetados e restabelecer a normalidade das vias públicas e outras infraestruturas danificadas” -  disse o ministro Marinho.

O prefeito José Carlos Pereira comemorou o anúncio da liberação do recurso e destacou que o valor tem destino previamente definido no plano de recuperação que foi enviado ao ministério. “Das 13 metas estabelecidas pela nossa equipe técnica, 12 foram aprovadas nesse primeiro momento. Assim que o recurso for depositado na conta da prefeitura vamos dar início às obras” – explicou.

As obras contempladas no plano de trabalho de Luisburgo foram as seguintes:

Reconstrução da ponte do Córrego do Borel (Tião do Homero)

Reconstrução da ponte do Córrego da Laje/ Boa Esperança (próximo a serraria do "Rodrigo")

Reconstrução da ponte Córrego Pedra Dourada (próxima ao terreno do "Jair Rodrigues")

Reconstrução da ponte córrego Ponte Preta (Gameleira)

Reconstrução da ponte da rua Petronílio Inácio de Souza (centro da cidade)

Reconstrução da ponte da rua Orlando Muniz de Carvalho (centro da cidade)

Reconstrução da Ponte de Madeira no Córrego do Suíço (próxima ao terreno do "Zé Mendes")

Reconstrução do Bueiro Córrego Pedra Dourada (Sebastião dos Santos).

Reconstrução do Bueiro do Córrego Pedra Dourada (Didi dos Santos)

Reconstrução do bueiro Sebastião Amorim (Córrego Fortaleza)

Reconstrução do Bueiro do Tonho Quintino (Córrego dos Cristinos)

Reconstrução do Bueiro Córrego dos Rodrigues (Erly)