Segunda, 18 Novembro 2019 08:29

ESTÁ CHEGANDO A HORA DE PREMIAR OS MELHORES CAFÉS DE LUISBURGO

No próximo dia 26 de novembro vai ser conhecido o melhor café de Luisburgo no 4º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés Naturais. Em setembro, 37 amostras de todas regiões do município, foram enviadas para o Instituto Federal de Machado onde foram analisadas fisicamente e sensorialmente. “Cada amostra enviada participa do nosso Concurso Municipal, além de concorrer ainda no Regional e no Estadual. O concurso tem caráter educativo e incentiva os produtores a busca pela qualidade, melhoria das práticas agronômicas, além de aumento de investimento” – ressaltou Cristiano Alberto Silva, extensionista da EMATER em Luisburgo.

A solenidade de premiação do grande vencedor e dos demais premiados vai acontecer a partir de 19hs no auditório da Escola Municipal Manoel Francisco de Souza. Cristiano Alberto Silva destaca que o processo de escolha das amostras finalistas é bem criterioso. “No caso do nosso concurso, na primeira etapa são 12 xícaras (4x3), mais a analise física (máximo 4 defeitos). Na segunda etapa, são 24 xícaras (8x3) e provadas por 14 provadores. A direção técnica do concurso é do provador Jorge Menezes, com mais de 30 anos de experiência. A torra é feita pelo Mestre de Torra Robson Nogueira, de Carmo de Minas, campeão brasileiro. Nosso rigor é devido ao fato de que nosso concurso tem como objetivo a educação do produtor” – explicou o servidor da EMATER-MG.

Luisburgo teve recentemente importantes reconhecimentos em premiações do setor cafeeiro. Aline da Silva Amaral Nunes foi a grande campeã do 4º Concurso COORPOL de Qualidade dos Cafés das Mulheres e outras sete amostras do município estão entre as 150 melhores do Brasil no Coffe Of The Year 2019.