Quarta, 06 Março 2013 10:35

Câmara de Luisburgo realiza primeira sessão ordinária do ano com grande público

A Câmara Municipal de Luisburgo realizou a primeira sessão ordinária do ano, reunindo expressivo número de cidadãos. Entre os presentes, o Prefeito José Carlos Pereira, membros do secretariado e o Assessor Jurídico Parlamentar, Dr. Júlio César Nogueira, além de conselheiros tutelares.

Sob a presidência de Geraldo Aparecido da Silva, Vice-presidente Lourival Rodrigues Rosa e 1º Secretário Eduardo José de Freitas, a Câmara de Luisburgo é composta também pelos vereadores Adriana Garcia dos Santos Lacerda, Jésio Damasceno, José Aparecido de Souza Campos, Luiz Rodrigues Rosa Neto, Maria de Fátima Cândido Matias e Mauro de Abreu.

Projetos de Lei importantes como os que tratam da contratação de servidores para a área da Educação e o reajuste salarial do funcionalismo foram aprovados nesta sessão, com Pareceres favoráveis das Comissões Legislativas específicas, além das Indicações solicitando melhorias para o município.

Concurso Público

Em seu pronunciamento, o Prefeito José Carlos Pereira comentou sobre a recente visita de representantes do Ministério Público de Minas Gerais à Prefeitura e da regularidade da administração municipal quanto às determinações do Ofício nº 095/2013, de 05 de Fevereiro de 2013, expedido pela Promotoria da Comarca de Manhuaçu, relacionadas à contratação de parentes na Administração Municipal. “O Ministério Público fez uma ação para combate ao nepotismo, do qual só me ajudou, me tranqüilizou porque eu já havia cumprido a Lei. Eu não fiz contratação de parentes, devido ao conhecimento de que isto não é bem visto pela Justiça. Estamos providenciando a realização do concurso público, este que dará normalidade à situação dos funcionários do município”, destacou o Prefeito.

Em seguida, José Carlos fez um breve relato sobre os primeiros 52 dias do mandato. “Estamos fazendo levantamento de todas as pastas e setores na Administração Municipal. No Conselho Tutelar, foram quatro reuniões, além de reuniões com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. [...] Logo no início de nossos trabalhos, organizamos as equipes de limpeza e de Saúde, porque as pessoas precisam que estes atendimentos funcionem sem interrupção. Também organizamos o setor de transporte, procedendo com as manutenções em todos os veículos, colocando todos em pleno funcionamento. [...] Na Educação, temos a Professora Noronha atuando como Secretária. É uma pessoa muito dedicada, que dará total atenção aos professores da rede municipal. [...]. Fui vereador por dois mandatos e quero estar sempre em diálogo com a Câmara. Pra mim é muito importante participar e apoiar o trabalho dos vereadores. Quero que eles tenham sempre a certeza de que têm um prefeito que quer diálogo com a Câmara Municipal”, mencionou o Prefeito José Carlos.

Saneamento Básico

No plenário, o Prefeito José Carlos mencionou o cadastramento do município no CISAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais). “Estive em Viçosa e assinei a intenção do cadastramento do município no CISAB. Vamos elaborar um projeto que será encaminhado para a Câmara de Vereadores para que Luisburgo faça parte deste consórcio. É uma adesão importante porque o CISAB nos auxilia na elaboração dos projetos e na compra do material. O SAAE depende da compra de diversos produtos para o tratamento da água e, com o consórcio, conseguiremos estas aquisições com os preços bem mais em conta”, esclareceu.

Minha Casa, Minha Vida

Outro anúncio feito pelo Prefeito foi o cadastro de Luisburgo no Programa Minha Casa, Minha Vida. Inicialmente, serão construídas 30 residências. “Determinamos ao setor de assistência social um levantamento das famílias em condições mais precárias. Nos próximos anos, queremos consolidar a construção de novas casas, atendendo mais famílias”, relatou o Prefeito.

Boas expectativas

O Presidente da Câmara, Geraldo Aparecido da Silva (Geraldo da Venda), avaliou esta primeira sessão ordinária, adiantando que os vereadores têm boas expectativas de trabalho nesta nova legislatura. “Estamos começando um novo trabalho, pedindo a Deus que dê tudo certo. [...] Tivemos a honra de trabalhar com o José Carlos durante quatro anos, enquanto integrante da Câmara de Vereadores. Tivemos um bom diálogo e continuamos juntos, e, pretendemos desenvolver importantes ações em conjunto, de modo que a Câmara seja devidamente atendida e melhorias possam ocorrer no município. [...] Nesta reunião ordinária, foram aprovados Projetos de Lei e diversas Indicações”, ressaltou o Presidente Geraldo.

Os vereadores também fizeram suas considerações, mencionando a importância da sintonia entre as atividades do Legislativo e do Executivo Municipal.

(Thomaz Júnior)