Terça, 05 Mai 2015 09:36

Luisburgo realiza IV Conferência M. da Criança e do Adolescente

Prefeito José Carlos Pereira e a Presidente do CMDDCA, Josélia Vieira, durante a conferência. Prefeito José Carlos Pereira e a Presidente do CMDDCA, Josélia Vieira, durante a conferência.

Um Domingo animado, de aprendizado e total interatividade entre pais e filhos, marcou a realização da IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, na EM Manoel Francisco de Souza, em Luisburgo. Realizado na parte da manhã pelo CMDDCA (Conselho M. de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a Adm. 2013/2016, o encontro envolveu a participação do Prefeito José Carlos Pereira; Conselheira Estadual da Criança e Adolescente, Maria de Fátima Mayrink Brito; Presidente da Câmara Municipal, Luis Rodrigues; Vereadores Maria de Fátima Cândido e José Aparecido; Presidente do CMDDCA, Josélia Vieira; Conselheiras Tutelares e da Criança e do Adolescente, além de pais e um grande número de estudantes.

Na abertura da solenidade, a Presidente do CMDDCA, Josélia Vieira, se pronunciou, destacando a importância desta conferência para o debate de políticas públicas para a criança e adolescente, e, a elaboração do Plano Decenal para o setor.

Em seguida, houve a leitura e aprovação do Regimento Interno da IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, e, a apresentação dos alunos do Projeto conduzido pela Educadora Física, Samara Portilho.

A Conselheira Estadual da Criança e do Adolescente, Maria de Fátima Mayrink Brito, ministrou palestra sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ressaltando sua importância para a proteção do menor em todo o país.

Após a palestra, os presentes formaram eixos temáticos para o debate e aprofundamento a respeito de questões distintas relacionadas aos direitos dos menores, além da análise do cenário atual e os desafios percebidos na sociedade. Cada grupo apresentou suas conclusões, e, ao término, foram nomeados os delegados que representarão o município na conferência regional, que deverá ser realizada em Muriaé, em breve.

Com o total apoio da Prefeitura, a conferência teve, em seu encerramento, a realização de sorteios de presentes para as crianças e o oferecimento de saboroso almoço.

(Ass. de Comunicação – Adm. 2013/2016)