Quarta, 19 Novembro 2014 14:56

CIRCUITO PICO DA BANDEIRA DISCUTE AÇÕES PARA 2015

Representantes dos municípios que compõem o Circuito Turístico Pico da Bandeira estão cada vez mais motivados, para realizar um trabalho conjunto, eficiente e dentro de uma filosofia capaz de transformar a região num lugar admirável com suas belezas naturais.

Com o intuito de fortalecer estas ações, prefeitos e secretários municipais de turismo de alguns dos dezessete municípios que compõem o Circuito, se reuniram na última sexta-feira (14), em Manhuaçu, para a reunião de planejamento estratégico da Associação da Agência de Desenvolvimento e a definição para as ações entre 2015 a 2018. Integrante do Circuito, a cidade de Luisburgo foi representada pelo Prefeito José Carlos Pereira; Vice-prefeito Geraldo Rhodes; Presidente do Conselho M. De Turismo, Gislaine Amorim; Vice-pres. da entidade Aelciane Carvalho, e o Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jean Pereira.

Coordenado por Francisco Melo, gestor do Circuito Pico da Bandeira, os participantes discutiram e assinalaram como positiva a criação de um centro de informação para canalizar todas as informações da cadeia produtiva de turismo dos dezessete municípios, com o objetivo de articular iniciativas para alcançar metas, e proporcionar a ordenação, estruturação de oferta turística, qualificação e equipamentos de serviço, promoção e comercialização dos produtos. Os gestores definiram que outdoors serão confeccionados com dizeres alusivos à riqueza regional do circuito, além de placas indicativas em cada município pertencente ao circuito. Também foi firmado convênio com a Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG) para o desenvolvimentos de várias ações junto aos municípios participantes.

De acordo com Francisco Melo, as medidas apontadas e aprovadas serão encaminhadas ao Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo e entidades parceiras. As ações foram implementadas no dia 29 de Outubro, em Alto Caparaó, na busca de acerto do que será melhor para o desenvolvimento sustentável na região. "O próximo passo será o trabalho de marketing, a ser desenvolvido pela FACIG e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Depois veremos as outras ações que deverão ser trabalhadas, para fortalecer o nome "Pico da Bandeira”, onde tem uma beleza natural criada por Deus", destaca Francisco Melo.