Sexta, 17 Outubro 2014 14:23

Alunos pesquisam patrimônio cultural e expõem trabalhos sobre Luisburgo

A esq., Prefeito José Carlos Pereira, Vice-pref. Geraldo Rhodes, rep. da Sec. M. de Educação, Cons. M. de Patrimônio Cultural de Luisburgo e PM do Meio Ambiente durante a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes das duas escolas. A esq., Prefeito José Carlos Pereira, Vice-pref. Geraldo Rhodes, rep. da Sec. M. de Educação, Cons. M. de Patrimônio Cultural de Luisburgo e PM do Meio Ambiente durante a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes das duas escolas.

Após muitos estudos e pesquisas, dentro e fora das salas de aula, estudantes das EM Manoel Francisco de Souza (cidade) e EM Lucindo Antônio Faria Filho (C. dos Cristino) realizaram feira cultural, com a exposição de trabalhos feitos por eles sobre o patrimônio cultural e histórico de Luisburgo. Trata-se do Projeto Educar, que realizado pela Secretaria M. de Educação, tem a proposta de estimular a conservação do patrimônio cultural e histórico local junto às instituições de ensino. A iniciativa mobilizou e entusiasmou os educandos a conhecerem mais sobre o local onde vivem e suas origens.

O Projeto envolveu a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das EM Manoel Francisco de Souza e EM Lucindo Antônio Faria Filho, com total acompanhamento da direção e das equipes pedagógicas destas escolas.

Segundo a Secretária do Conselho M. de Patrimônio Cultural de Luisburgo, Cristina Hubner, coube às duas instituições de ensino escolher dois patrimônios históricos para serem pesquisados pelos alunos. A EM Lucindo Antônio Faria Filho optou por dois casarões antigos existentes na própria comunidade dos Cristino e a EM Manoel Francisco de Souza definiu pelo antigo galpão de máquinas (casarão da cidade) e a imagem de São Luiz Gonzaga como objetos das pesquisas. “Com a orientação dos professores, os alunos conhecerem mais sobre o passado e suas origens, o que é muito importante”, pontuou Cristina. A Presidente do Cons. M. de Patrimônio Cultural, Gislaine Amorim, também prestigiou o evento.

A exposição dos trabalhos aconteceu no auditório da EM Manoel Francisco de Souza, durante todo o dia, recebendo inclusive estudantes de outras escolas. Na mostra, os alunos apresentaram desenhos e os mais variados objetos – em sua maioria peças antigas – recontando a história da comunidade.  O Prefeito José Carlos Pereira e o Vice-prefeito Geraldo Rhodes visitaram a feira e parabenizaram aos estudantes pela dedicação e envolvimento com as atividades e aos profissionais da Educação pela consolidação deste importante projeto.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Noronha, avaliou que a feira cultural foi muito bem sucedida, principalmente pelo resgate e valorização da memória local.

(Ass. de Comunicação – Adm. 2013/2016)

Desenhos, objetos antigos e muito entusiasmo dos alunos com o projeto que envolveu pesquisa e muita dedicação sobre a história de Luisburgo.